Saiba quais são os principais protocolos do selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro” para o setor hoteleiro
Na última quarta-feira (4) o Ministério do Turismo lançou o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, que define protocolos sanitários para empreendimentos do setor, como meios de hospedagem, agências turísticas e restaurantes. De acordo com a pasta, o selo serve como um incentivo para que os consumidores se sintam seguros em frequentar ambientes que cumpram normas específicas para a prevenção da Covid-19.
As diretrizes foram elaboradas levando em conta as recomendações de entidades internacionais e tiveram a validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Confira os principais protocolos para o setor hoteleiro.
Os estabelecimentos devem:
- Assegurar a lavagem e desinfecção das superfícies onde colaboradores e consumidores circulam;
- Promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento;
- Realizar a limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores de armários, entre outros);
- Promover a renovação de ar, regularmente, das salas e espaços fechados, abrindo as janelas e portas para passagem da correnteza aérea;
- Disponibilizar álcool a 70% nas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos) em locais estratégicos como: entrada do estabelecimento, acesso aos elevadores, balcões de atendimento, para uso de clientes e trabalhadores;
- Utilizar lixeiras que não precisem ser abertas manualmente e esvaziá-las várias vezes ao dia;Disponibilizar, nos banheiros, sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis;
- Disponibilizar cartazes com informações/orientações sobre a necessidade de higienização de mãos, uso do álcool 70% nas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos), uso de máscaras, distanciamento entre as pessoas, limpeza de superfícies, ventilação e limpeza dos ambientes; e
- Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento e a organização das filas para que seja respeitada a distância mínima de 2,0 (dois) metros entre as pessoas.
Saiba quais são as demais diretrizes e conheça os protocolos dos outros segmentos no site do Ministério do Turismo.
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